16 CURSOS ONLINE DO SESC DIGITAL (GRATUITOS E COM CERTIFICADO!)

– Publicidade –

Aviso Importante:

Informamos que os cursos oferecidos de forma online, disponibilizados por outra empresa, serão divulgados em nossa página. No entanto, não nos responsabilizamos pela matrícula, acesso ou conteúdo desses cursos. Apenas fornecemos informações e divulgamos conteúdos de diversas instituições de ensino na internet. O link para matrícula e acesso aos cursos será disponibilizado na página do respectivo curso. Recomendamos que verifiquem cuidadosamente os detalhes e políticas fornecidos pela empresa responsável antes de se inscreverem ou participarem de qualquer curso.

Está procurando uma maneira de aprimorar suas habilidades, aprender algo novo ou simplesmente passar o tempo de forma produtiva? Temos uma ótima notícia para você! O SESC Digital está oferecendo 16 cursos online totalmente gratuitos e, o melhor de tudo, com certificado!

É uma excelente oportunidade para todos aqueles que sonham em trabalhar nos mercados de produção cultural, marketing, artes, eventos, educação e etc. Com certeza há um curso perfeito esperando por você. E o melhor de tudo? Você pode acessá-los no conforto da sua casa, no seu próprio ritmo.

Então, prepare-se para mergulhar no mundo do conhecimento com o SESC Digital. Vamos explorar juntos esses 16 cursos incríveis!

Mas antes… Veja todos os cursos gratuitos com vagas abertas

Várias oportunidades com vagas abertas para cursos gratuitos online e presenciais em todo o Brasil. Acesse os links abaixo para saber mais e se inscrever agora.

SENAC EaD
SENAC Presencial
SENAI EaD
SENAI Presencial
Google
Microsoft
Ministério da Educação (MEC)


Ou veja todas as oportunidades pelo nosso Guia de Cursos Gratuitos.

O que é o SESC Digital?

O SESC Digital é uma plataforma online de educação que foi desenvolvida pelo SESC SP oferece cursos livres, online e gratuitos para todos que querem complementar sua formação ou garantir uma nova habilidade. O foco da plataforma, assim como da instituição, são formações sócio-culturais nas áreas de artes, gastronomia, serviços, produção cultural, audiovisual e educação.

A plataforma foi lançada recentemente, mas já possui diversos cursos para todos os gostos e necessidades, com a mesma qualidade dos cursos presenciais das unidades do SESC em todo o país. Os professores são profissionais renomados em suas áreas, incluindo até nome famosos como Zezé Motta. Os conteúdos e matérias ministrados ao longo dos cursos online são extensos e vão no detalhe das suas áreas, trazendo a experiência de profissionais que tem muito a oferecer.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no site e ter acesso às aulas, e para conseguir seu certificado é só concluir as horas de curso e as atividades. As formações são curtas, porém de excelente qualidade, garantindo seu aprendizado.

Lista de cursos disponíveis no SESC Digital

– Publicidade –

1) Fotografia e Cidade

Este curso é conduzido por Cristiano Mascaro e foca na prática fotográfica e na formação do fotógrafo, com ênfase especial na paisagem urbana e nas formas de registrá-la. O objetivo do curso não é ensinar técnicas, mas propor reflexões sobre o ofício da fotografia e a educação do olhar do fotógrafo.



Curso de Fotografia e Cidade do SESC Digital



Categoria: Artes Visuais



Dedicação estimada: 16 aulas

Como o curso está dividido

Módulo 1: Introdução

Aula 1: Apresentação
Aula 2: Um pouco de história
Aula 3: Fotografia e literatura


Módulo 2: Projeto fotográfico

Aula 4: Ensaio, livro e fotolivro
Aula 5: Primeiros trabalhos
Aula 6: Trabalhos autorais


Módulo 3: Processo criativo

Aula 7: Forma, composição, luz e sombra
Aula 8: Arquitetura
Aula 9: Portugal
Aula 10: Preto e Branco


Módulo 4: A profissão do fotógrafo

Aula 11: Vida útil do fotógrafo
Aula 12: Fotografia acessível
Aula 13: Conselho para novos fotógrafos

Módulo 5: Equipamentos

Aula 14: Analógicos
Aula 15: Digitais


Módulo 6: Saída fotográfica

Aula 16: Visita pelo centro



Quem é o instrutor

Cristiano Mascaro, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, é doutor em arquitetura pela FAU-USP e dirigiu o Laboratório de Recursos Audiovisuais na mesma faculdade. Iniciou sua carreira como fotojornalista na revista Veja, mas logo passou a atuar como fotógrafo autônomo. Desde 2014, tem feito a documentação do trabalho do escultor Richard Serra, fotografando suas obras em diferentes locais do mundo. Fotos suas estão incluídas no acervo de museus e instituições culturais brasileiras e internacionais.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

2) Técnicas Básicas de Áudio e Gravação

Este curso é uma introdução ao universo da gravação e edição de áudio. Ele é projetado para ajudar você a gravar e finalizar suas próprias músicas com técnicas simples. O curso é composto por seis videoaulas que cobrem uma variedade de tópicos, desde noções básicas sobre som até orientações para a masterização de músicas.



Cursos de Técnicas Básicas de Áudio e Gravação do SESC Digital



Categoria: Música



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Noções Básicas do Som
Aula 2: Gravação Analógica x Gravação Digital
Aula 3: Microfones
Aula 4: Processadores
Aula 5: Mixagem
Aula 6: Masterização

Quem é o instrutor

Renato Coppoli é engenheiro de som e músico com mais de 30 anos de experiência no mercado nacional e internacional de áudio. Ele trabalhou com gravação de discos, trilhas para filmes e shows para artistas nacionais e internacionais. Em 2004, criou o Áudio Freaks!, um estúdio dedicado à mixagem, masterização e finalização de áudio. Atualmente, ele também é engenheiro de masterização do Mosh Studios, um dos maiores complexos de estúdios de áudio da América do Sul, em São Paulo.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

3) Viola Caipira

Este curso é uma introdução ao instrumento secular da viola, que tem sido um elemento central em diversas manifestações folclóricas regionais da música brasileira. O curso apresenta técnicas e dicas para tocar viola, passando pelas cinco escalas duetadas e pelos movimentos específicos da mão direita, utilizando elementos e ritmos da música caipira para estimular a prática associada à autonomia do aluno.



Curso de Viola Caipira do SESC Digital



Categoria: Música



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 01: Escala duetada
Aula 02: 5ª Escala duetada e movimentos da mão direta
Aula 03: Toada e Cururu
Aula 04: Cateretê ou Catira e Folia
Aula 05: Guarânia, Polca e Querumana
Aula 06: Pagode e Cipó preto

Quem é o instrutor

Ivan Vilela é um virtuose da viola de dez cordas – viola caipira ou ainda viola brasileira – e transita com naturalidade entre os contextos erudito e popular. Sua produção musical bebe de inúmeras fontes, indo de variados gêneros musicais das culturas populares à música erudita, da canção popular à composição clássica. Ivan Vilela é também professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e pesquisador do Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Universidade de Aveiro, em Portugal.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

4) Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos

Este curso é uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos. O objetivo é apresentar alguns dos conceitos básicos dessa arte, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas, com demonstrações práticas do roteiro à arte-final.

Categoria: Artes Visuais



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 01: Introdução aos Quadrinhos
Aula 02: Estudo de Página e Thumbnails
Aula 03: Etapas de Desenho em Quadrinhos: Esboços
Aula 04: O Preto e o Branco – Arte-final em Nanquim
Aula 05: Colorização Manual de Quadrinhos
Aula 06: Colorização e Baloneamento Digitais


Quem é o instrutor

Rafael Coutinho é atualmente um dos artistas mais importantes dos quadrinhos brasileiros. Quadrinista, pintor, escultor, roteirista e animador, o paulista é autor dos romances gráficos Mensur e Cachalote, este último em parceria com o escritor Daniel Galera, e de O beijo adolescente, série de quadrinhos digitais (webcomic) posteriormente adaptada para versão impressa. Rafael é curador da revista Baiacu e da feira anual de quadrinhos Des.Gráfica, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

5) Pintura de Letras

Este curso apresenta os ensinamentos básicos da pintura de letras. As técnicas e métodos deste curso permitem que qualquer pessoa consiga replicar, em casa, a elaboração de letreiros populares. O curso também fornece um breve panorama da história do desenho de letras populares, no Brasil, na América Latina e no mundo.



Curso de Pintor de Letra do SESC Digital



Categoria: Artes Visuais



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 01: Conhecendo materiais, superfícies e movimentos
Aula 02: Alfabeto popular
Aula 03: Números, símbolos e decoração de letras populares
Aula 04: Tipo de letras populares geradas pelo pincel
Aula 05: Composição de letreiro popular
Aula 06: Letra desenhada com preenchimento e decoração popular

Quem é o instrutor

Filipe Grimaldi é letrista e designer. Atua no mercado de design gráfico desde 2006 e, nos últimos anos, vem focando no estudo de técnicas manuais de caligrafia, lettering e pintura de letra. A partir de 2014, criou uma didática introdutória de caligrafia, lettering e pintura de letra, montando turmas em mais de 15 unidades do Sesc e outros cursos privados espalhados pelo Brasil.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

6) Arquitetura e Cidade no Brasil

Este curso explora a modernidade arquitetônica e urbana no Brasil através de uma variedade de temas, incluindo a importação de modelos estrangeiros, a busca pela identidade nacional, a luta pela habitação social, o processo de metropolização e verticalização, a criação de espaços públicos e as práticas ativistas pelo direito à cidade.

Categoria: Arquitetura



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Deglutindo o Modernismo Europeu
Aula 2: Existe uma Tradição Brasileira?
Aula 3: A Luta pela Habitação Social
Aula 4: Metrópole e Verticalização
Aula 5: O Abrigo em Sombra nos Trópicos
Aula 6: O Desafio do Espaço Público


Quem é o instrutor

Guilherme Wisnik é arquiteto, crítico, curador e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Ele tem uma vasta experiência em crítica de arquitetura e cidade, tendo publicado artigos e ensaios em muitas revistas nacionais e estrangeiras. Em 2013, foi Curador Geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e, em 2018, foi Cocurador da mostra Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

7) Consumo, Resíduos e Sustentabilidade

Este curso visa promover a gestão responsável de resíduos sólidos em diversos contextos, desde o ambiente de trabalho até o cotidiano doméstico. Com apresentação da atriz Thainá Duarte e conteúdo elaborado pelas educadoras da Fubá Educação Ambiental, o curso oferece uma abordagem simples e prática para a gestão de resíduos, inspirando ações sustentáveis e conscientes.

Categoria: Sustentabilidade



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Essa tal sustentabilidade
Aula 2: Afinal, por que o lixo é um problema?
Aula 3: Repensar o consumo para reduzir os resíduos
Aula 4: Reutilizar materiais faz parte da solução
Aula 5: O que acontece com o material reciclável que eu separo?
Aula 6: Como podemos nos mobilizar?


Quem são os instrutores

Thainá Duarte é uma atriz conhecida por seu compromisso com as personagens e sua abertura para o diálogo construtivo. Ela é a criadora e idealizadora do projeto “Estou aqui para contar”, um projeto contra a violência doméstica, e é embaixadora da Plan International.

A Fubá Educação Ambiental é uma startup socioambiental especializada em criar experiências educativas inclusivas e transformadoras. Fundada por quatro mulheres com doutorado na área da educação ambiental, a Fubá tem mais de 15 anos de experiência trabalhando em projetos com contextos e públicos diversos.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

8) Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil

Este curso busca refletir sobre a relação das crianças com as imagens e as formas de expressão e apreciação artística na infância. Coordenado por Ana Mae Barbosa e Sidiney Peterson Lima, junto a uma equipe de arte-educadores, o curso se baseia na Abordagem Triangular, uma proposta de ensino de arte para crianças desenvolvida por Ana Mae Barbosa há 30 anos.

Categoria: Arte-educação



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Abordagem Triangular, com Ana Mae Barbosa
Aula 2: Leitura visual e audiovisual na educação infantil, com Analice Dutra Pillar
Aula 3: Contextualização, com Valéria Peixoto de Alencar
Aula 4: O Fazer, com Rita Noguera
Aula 5: Experiências do fazer na educação, com Rita Noguera
Aula 6: Conversa de especialistas: diversidade e experiência na Abordagem Triangular


Quem são os instrutores

Ana Mae Barbosa é uma pioneira na área de arte-educação, discípula de Paulo Freire e uma das principais referências no Brasil no ensino de artes nas escolas e em museus. Ela é a sistematizadora da Abordagem Triangular. Juntamente com Sidiney Peterson Lima, coordena este curso, que conta com a participação de arte-educadores como Analice Dutra Pillar, Moacir Simplício, Rita Noguera e Valéria Peixoto de Alencar.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

9) Construindo o Futuro: Introdução Alimentar para Bebês até 2 Anos

Este curso, elaborado pela nutricionista, mãe e professora Rachel Francischi, é destinado a pais, avós, professores, educadores infantis, babás, profissionais de saúde e todos que se interessam pelos primeiros anos de vida da criança. O objetivo é fornecer conhecimentos fundamentais sobre nutrição infantil para promover o crescimento, desenvolvimento e saúde ideais da criança, desde a infância e ao longo de toda a sua vida.
Categoria: Alimentação



Dedicação estimada: 7 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: “Quando o bebê começa a comer?”
Aula 2: “O que o bebê deve comer?”
Aula 3: “Como preparar a comida ao bebê?”
Aula 4: “Quanto a criança come? Quantas vezes ao dia?”
Aula 5: “A hora da refeição”
Aula 6: “Aprendendo a comer de acordo com cada idade.”


Quem é a instrutora

Rachel Francischi é nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado pela Unicamp. Trabalhou como nutricionista das Nações Unidas (ONU) para América Latina e Caribe no Programa Mundial de Alimentos entre 2007 e 2012. Rachel é professora convidada em cursos de graduação e pós-graduação para nutricionistas, pediatras e profissionais da saúde em instituições como a Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Saúde Pública da USP, o Instituto Nutrição Comportamental, a Universidad de Chile, Universidad de Panamá, entre outras. Atualmente, atende adultos e crianças de todas as idades em seus consultórios na cidade de São Paulo.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

10) Fundamentos de Palhaçaria e Comicidade Física

Este curso oferece uma introdução aos fundamentos e técnicas essenciais da arte da palhaçaria e da comicidade física. Com dicas práticas, relatos inspiradores, pinceladas históricas e reflexões, você será guiado pelos primeiros passos nesta arte e receberá orientações para criar seus próprios espetáculos. O curso é ministrado pelo elenco da Companhia de Circo e Teatro LaMínima, composto pelos atores e palhaços Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro.

Categoria: Circo



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Dramaturgia
Aula 2: Entradas Clássicas
Aula 3: Circo de Rua
Aula 4: Música Excêntrica
Aula 5: Pantomima
Aula 6: Comicidade Física


Quem são os instrutores

A LaMínima é uma companhia de circo-teatro criada em 1997 pelos atores e palhaços Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Desde então, a companhia tem levado seu repertório de humor físico, paródias acrobáticas e hibridismo com outras linguagens artísticas para todo o Brasil. As videoaulas deste curso são conduzidas pelo fundador da companhia, Fernando Sampaio, e pelos atores e palhaços Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro, com participação especial do ator Alexandre Roit, do compositor Marcelo Pellegrini e do diretor Álvaro Assad.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

11) Como Estamos Envelhecendo?

Este curso, apresentado pela atriz Zezé Motta, convida à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo. Ele busca desmistificar estereótipos ligados à velhice e apontar essa fase da vida como um período de novas experiências, aprendizados e oportunidades. Em seis aulas, o curso aborda temas como a inversão da pirâmide etária no Brasil e no mundo, a desconstrução das visões estereotipadas sobre a velhice, acessibilidade e inclusão, novos papéis sociais da pessoa idosa e diversidade depois dos 60 anos, independência e autonomia.

Categoria: Cidadania



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 01: O envelhecimento no Brasil e no mundo
Aula 02: A cultura do envelhecimento que valoriza o idoso
Aula 03: Acessibilidade como fator de inclusão da pessoa idosa na sociedade
Aula 04: Novos papéis sociais
Aula 05: Diversidade na velhice: Existe um padrão a ser seguido?
Aula 06: Autonomia e independência


Quem é a instrutora

Zezé Motta é uma atriz e cantora com uma carreira profissional reconhecida pelo público e pela crítica. Com mais de 30 filmes, 20 novelas, 4 minisséries, 16 peças teatrais e 13 shows musicais em seu currículo, Zezé é um ícone do cinema e da cultura negra no Brasil. Ela ganhou reconhecimento mundial ao protagonizar “Xica da Silva”, de Cacá Diegues. O conteúdo do curso foi desenvolvido em parceria com a equipe do Sesc São Paulo e a produtora Interação – Equipe Interdisciplinar em Ação.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

12) Cinema Brasileiro: O Clássico e o Moderno

Este curso, elaborado pelo professor Ismail Xavier, da ECA-USP, propõe uma jornada através de uma etapa crucial do cinema brasileiro e mundial, buscando compreender a transição entre os estilos clássico e moderno na passagem entre os anos 1950 e 1960. Através da análise e comparação de cenas de três filmes emblemáticos do cinema brasileiro que abordam o tema do cangaço, o curso explora variações de linguagem e como elas podem contar histórias distintas e sugerir as intenções autorais dos realizadores.

Categoria: Cinema



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Introdução aos estilos clássico e moderno e à questão da luz no cinema clássico
Aula 2: Estilo moderno: Fotografia e estética no Cinema Novo
Aula 3: Movimentos de câmera e princípio da transparência no cinema clássico
Aula 4: Câmera na mão e seus efeitos narrativos
Aula 5: Montagem e construção narrativa no estilo clássico
Aula 6: Ritmo e montagem no estilo moderno


Quem é o instrutor

Ismail Xavier é um pesquisador, crítico e professor de cinema, e uma referência nos estudos de cinema no Brasil e no mundo. Atualmente, ele é Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Ismail foi discípulo de Paulo Emílio Sales Gomes e tem doutorado em Letras – Teoria Literária – pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sob orientação de Antônio Candido.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

13) Iluminação Cênica

Este curso, composto por seis aulas de 15 minutos cada, oferece uma introdução às questões técnicas e artísticas mais relevantes relacionadas à Iluminação Cênica. As aulas são dinâmicas, com entrevistas com especialistas nas áreas de música, teatro, teatro para crianças e dança, mescladas com informações técnicas sobre os refletores e equipamentos mais encontrados nos espaços artísticos do Brasil e do mundo. Além disso, o curso proporciona um breve passeio pelas histórias do teatro e da iluminação, apresentando os refletores pelas características que os aproximam.

Categoria: Artes Cênicas



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Introdução e História da Iluminação
Aula 2: Luz para teatro: PCs, Fresnéis e seus acessórios
Aula 3: Luz em teatro para crianças e jovens: Elipsoidal e acessórios
Aula 4: Luz para dança: Lâmpadas PAR e acessórios
Aula 5: Luz para shows: LEDs e Movings
Aula 6: Projetos, plantas de teatro, ensaios e feitura de plantas de luz


Quem é a instrutora

Marisa Bentivegna é Iluminadora Cênica desde 1992 e iniciou sua carreira artística como bailarina. Atualmente, além de iluminadora, também atua como cenógrafa. É integrante da Companhia Hiato, dirigida por Leonardo Moreira, e da Banda Mirim como diretora técnica, cenógrafa e iluminadora desde 2004. Marisa tem parcerias de criação com diretores como Cristiane Paoli Quito, Nelson Baskerville, Marcelo Romagnoli e Kiko Marques, entre outros. Atua em teatro, dança, ópera, exposições e shows musicais, tendo trabalhado em mais de 20 países nas últimas décadas.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

14) Pensando Bem: Lógica e Razão

Este curso tem como objetivo ajudar você a pensar com mais clareza e alcance, abordando o uso da racionalidade em diversas situações, desde conversas cotidianas até a tomada de decisões sobre que produto comprar ou em que candidato votar. O curso apresenta conhecimentos básicos sobre interpretação de gráficos e tabelas, probabilidade, causalidade e temas associados, sempre buscando conectar esses temas a situações cotidianas.

Categoria: Psicologia



Dedicação estimada: 8 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Lógica aplicada ao dia a dia – introdução
Aula 2: Aparências e os vieses de raciocínio: com explicamos o mundo – parte 1
Aula 3: Aparências e os vieses de raciocínio: com explicamos o mundo – parte 2
Aula 4: Lógica aplicada ao dia a dia: a lógica na comunicação
Aula 5: Lógica e pensamento crítico: parte 1
Aula 6: Lógica e pensamento crítico: parte 2
Aula 7: Matemágica: razão e encantamento
Aula 8: Percepção, atenção e memória


Quem é o instrutor

Leonardo Martins é graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é professor colaborador e orientador de mestrado e doutorado. Durante seu pós-doutorado, foi pesquisador visitante na Universidade de Coventry (Inglaterra), um dos centros de referência no mundo quando o assunto é a relação entre racionalidade e o modo como entendemos a realidade. É pesquisador e membro de diversos laboratórios e núcleos de estudo na USP e na PUC-SP, todos eles relacionados a temas deste curso.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

15) Ciclismo e Lazer

Este curso tem como objetivo principal apresentar a bicicleta como uma opção de lazer, prática esportiva e também um meio de transporte. Elaborado pelo cicloativista e idealizador do portal Vá de Bike, Willian Cruz, o curso é um incentivador para aqueles que ainda enfrentam alguma dificuldade em utilizar a bicicleta no meio urbano. Willian Cruz compartilha sua experiência e conhecimento de mais de 20 anos de uso da bicicleta para o lazer, prática esportiva, deslocamentos e até viagens.

Categoria: Esporte e bem estar



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Breve história da bicicleta
Aula 2: Primeiros passos, aptidão física e segurança viária
Aula 3: Grupos de ciclistas: Uma realidade brasileira do lazer com bicicleta
Aula 4: As modalidades esportivas do pedal
Aula 5: Cicloturismo
Aula 6: Estruturas cicloviárias e a atuação da sociedade civil


Quem é o instrutor

Willian Cruz é cicloativista e fundador do portal Vá de Bike, um projeto que fornece dicas e informações sobre mobilidade, legislação, cicloturismo, cicloativismo, saúde e lazer. Incentivado por um amigo, começou a pedalar pelas ruas de São Paulo nos anos 2000 e logo passou a integrar grupos de pedalada noturna, fazer trilhas aos finais de semana e até participar de competições de mountain-bike. A bicicleta se tornou seu principal meio de transporte pela cidade e, percebendo as carências e necessidades de infraestrutura para a segurança dos ciclistas, tornou-se um importante representante do cicloativismo nacional.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

16) Mentalidade Financeira

Este curso foi criado para aqueles que, como muitos brasileiros, têm dificuldade em construir um patrimônio, mas desejam organizar sua vida financeira, mudar sua relação com o dinheiro e começar a realizar seus sonhos. A jornalista, influenciadora e consultora financeira Amanda Dias apresenta técnicas simples de educação financeira para ajudá-lo a calcular seu custo de vida, fazer um diagnóstico financeiro, quitar dívidas, priorizar gastos essenciais e começar a poupar para dar os primeiros passos no universo dos investimentos.

Categoria: Finanças



Dedicação estimada: 6 aulas



Como o curso está dividido

Aula 1: Emancipação e panorama financeiro
Aula 2: Diagnóstico financeiro e custo de vida
Aula 3: Como criar o hábito de poupar e quitar dívidas
Aula 4: Orçamento inteligente e categorias de despesas
Aula 5: Papo de futuro
Aula 6: Investir para prosperar


Quem é a instrutora

Amanda Aguiar Dias é comunicadora, orientadora financeira e sócia fundadora da Grana Preta, um programa de emancipação econômica que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda. Com uma abordagem baseada em referências culturais afro-brasileiras, seu objetivo é disseminar a educação financeira por meio de conteúdo digital, cursos e métodos exclusivos de capacitação para uma autogestão que visa a qualidade de vida e a sustentabilidade financeira das pessoas. Amanda transformou sua própria experiência financeira e agora trabalha ajudando outras pessoas a conquistar sua emancipação financeira.



Inscreva-se para esse curso clicando aqui.

Um pouco mais sobre o SESC

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo o território nacional. Sua criação data de 1946 e desde então tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores deste setor e de suas famílias.

O SESC oferece uma variedade de serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. As atividades incluem cursos, oficinas, espetáculos, exposições, práticas esportivas, além de serviços de alimentação e turismo social. A instituição também desenvolve programas de ação comunitária e de assistência técnica.

No campo da educação, a instituição oferece desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, além de atividades de complementação educacional. Na área de saúde, realiza programas de prevenção e educação para a saúde, além de oferecer atendimento odontológico.

Na área cultural, ele é conhecido por sua intensa programação que abrange as mais diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, música, cinema, literatura e artes visuais. A instituição também se destaca por suas ações de fomento à cultura, como a realização de editais e prêmios.

O SESC é reconhecido por sua contribuição para a democratização do acesso à cultura, educação e lazer, e por seu compromisso com a promoção da cidadania e do desenvolvimento social.

Fonte: guiadovestibulinho.com.br com modificações

0 comentários a “16 CURSOS ONLINE DO SESC DIGITAL (GRATUITOS E COM CERTIFICADO!)”