ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NOS CURSOS GRATUITOS DA JORNADA DA ACESSIBILIDADE

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NOS CURSOS GRATUITOS DA JORNADA DA ACESSIBILIDADE

Aviso Importante:

Informamos que os cursos oferecidos de forma online, disponibilizados por outra empresa, serão divulgados em nossa página. No entanto, não nos responsabilizamos pela matrícula, acesso ou conteúdo desses cursos. Apenas fornecemos informações e divulgamos conteúdos de diversas instituições de ensino na internet. O link para matrícula e acesso aos cursos será disponibilizado na página do respectivo curso. Recomendamos que verifiquem cuidadosamente os detalhes e políticas fornecidos pela empresa responsável antes de se inscreverem ou participarem de qualquer curso.

Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade

– Publicidade –

Acessibilidade cultural, Braille e audiodescrição estão entre os cursos oferecidos pelo projeto que acontece entre maio e junho

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para os cursos gratuitos da Jornada da Acessibilidade, projeto que visa democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento para pessoas com deficiência no Distrito Federal. Com vagas limitadas a 40 participantes por turma, as formações oferecem certificado e são voltadas a educadores, profissionais da cultura, estudantes e interessados em ampliar a acessibilidade em suas práticas.

Com recurso do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, os cursos ofertados acontecem em ambiente virtual e presencialmente. A realização e da Guia Acessibilidade Inclusiva.

– Publicidade –

Confira cronograma completo: 

Acessibilidade Cultural 

  • Formato: Online – via Google Meet
  • Datas: de 05/05 a 02/06 (todas as segundas e quartas)
  • Horário: das 19h30 às 21h30
  • Facilitador (a): Cássia Lemes
  • Inscrições até 30/04 em: https://forms.gle/9FLzfw5piZYAsHFv5 

Audiodescrição: fundamentos e prática 

  • Formato: Online – via Google Meet
  • Datas:  De 06/05 a 03/06 (aulas síncronas e assíncronas)
  • Horário: das 19h30 às 21h30
  • Facilitador (a): Anderson Tabuh
  • Inscrições até 30/04 em: https://forms.gle/F1nrhNxg1yiddEtn9 

Curso de Braille

  • Formato: Presencial
  • Datas: 10 de maio a 7 de junho (aos sábados)
  • Horário: 14h às 17h
  • Local: AKZO Coworking, na Asa Norte
  • Professora: Viviane Queiroz
  • Inscrições gratuitas até 30/04, clicando aqui: https://forms.gle/krAJiBmJ9AEBHTep8 


Formações que ampliam o acesso à cultura

Além de promover a inclusão, as capacitações respondem a uma demanda social urgente: de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), mais 100 mil pessoas com deficiência residiam no Distrito Federal até 2021, ano da última atualização destes dados. Esse número corresponde a 3,8% da população. Entre elas, 43,2% têm deficiência visual; 22,6%, múltipla; 19,8%, física; 7,2%, auditiva; e 7,2%, intelectual/mental.

Há, assim, uma necessidade latente de ampliar o acesso a políticas públicas e práticas culturais que considerem as diversas formas de deficiência – especialmente a visual, que representa a maior parcela.

“Promover formações acessíveis é um passo fundamental para garantir que as pessoas com deficiências possam participar ativamente da vida cultural da cidade”, ressalta Cássia Lemes diretora do projeto.

Sobre cada um deles, ela complementa: “O curso de acessibilidade cultural traz reflexões práticas para garantir o acesso de todas as pessoas aos bens culturais. Já o de audiodescrição amplia horizontes e aproxima públicos diversos da arte e da informação.” 

Atividade presencial

O curso de Braille é voltado a professores da educação básica e agentes culturais interessados em ampliar o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão às atividades educacionais e culturais. A formação aborda desde a leitura e escrita no sistema Braille até o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, além de noções de mobilidade e autonomia. 

“A ideia é oferecer ferramentas para que os participantes compreendam como pessoas cegas se comunicam, circulam e participam da vida em sociedade”, explica a professora do curso, Viviane Queiroz.

Viviane destaca ainda que o curso pode transformar práticas na cena cultural do DF: “Os gestores culturais sairão preparados para produzir materiais em formatos acessíveis – como cartazes, convites e até sinalizações em Braille –, contribuindo para uma cultura mais inclusiva”, finaliza.

Fonte: La Pauta e site brasiliamaisnoticias.com.br / Imagem: Reprodução – brasiliamaisnoticias.com.br

0 comentários a “ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NOS CURSOS GRATUITOS DA JORNADA DA ACESSIBILIDADE”