ÚLTIMO DIA: PROGRAMA OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA NO DF

– Publicidade –

Aviso Importante:

Informamos que os cursos oferecidos de forma online, disponibilizados por outra empresa, serão divulgados em nossa página. No entanto, não nos responsabilizamos pela matrícula, acesso ou conteúdo desses cursos. Apenas fornecemos informações e divulgamos conteúdos de diversas instituições de ensino na internet. O link para matrícula e acesso aos cursos será disponibilizado na página do respectivo curso. Recomendamos que verifiquem cuidadosamente os detalhes e políticas fornecidos pela empresa responsável antes de se inscreverem ou participarem de qualquer curso.

Último dia: Programa oferece capacitação profissional gratuita no DF

Profissionalisa tem cursos em produção cultural, maquiagem profissional e técnicas de trançado; inscrições terminam nesta segunda-feira (6)

As inscrições terminam nesta segunda-feira (6), e as primeiras turmas do curso, com duração de três meses, iniciam as atividades  na próxima semana. Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos e adultos moradores de todas as regiões do DF. As aulas serão ministradas na Casa de Cultura do Núcleo Bandeirante.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), em parceria com o Instituto Saber Amar (ISA), é voltada para moradores de comunidades vulneráveis e tem vagas prioritárias para mulheres, pessoas negras, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Nesta primeira etapa do projeto, são oferecidas 105 vagas, divididas em 35 para cada uma das três modalidades. As turmas de maquiagem terão aulas às terças e quintas, das 9h às 12h; de técnicas de trançado, às segundas e quartas, das 9h às 12h; e de produção cultural, às terças e quintas, das 14h às 17h. As inscrições estão abertas no site da Sedet.

Os alunos receberão auxílio-transporte, uniformes, material didático referente a cada curso e lanche durante os intervalos de aula.

– Publicidade –

Formação e acompanhamento

De acordo com o titular da Sedet, Thales Mendes, o programa é fundamental para transformar a vida dos cidadãos do DF a partir da recolocação profissional. A proposta é investir em qualificação como um meio eficaz de enfrentar os desafios do mercado e promover a inclusão econômica e social.

“Como forma de enfrentamento ao desemprego, estamos buscando cada vez mais a inserção de pessoas excluídas no mercado de trabalho, por intermédio da qualificação profissional. Focamos os grupos de pessoas vulneráveis e com maior dificuldade de inserção. Essa qualificação inclusiva traz o resgate da equidade na concorrência por uma vaga de emprego”, defende o secretário.

Ao longo do período, os alunos terão aulas voltadas para o conhecimento técnico nas áreas em que se inscreveram, bem como participarão de palestras vocacionais e atividades práticas com parceiros do mercado de trabalho.

Diretor do ISA, Douglas Menezes explica que a proposta é integralmente pensada para facilitar o acesso deles a vagas de emprego, desde a escolha dos cursos oferecidos, até o currículo: “O nosso intuito é buscar ao máximo que as pessoas façam um curso com empregabilidade, construir desde o início uma capacitação que permita alocá-las na demanda de mercado para começar a atuar”.

Além disso, os alunos contarão com acompanhamento profissional do instituto nos seis meses seguintes ao fim do curso. “Temos esse monitoramento dos estudantes para manter a nossa rede fortalecida e dar esse auxílio para o início da trajetória deles”, frisa Menezes.

Fonte: Agência Brasília, com modificações

Imagem: Agência Brasília

0 comentários a “ÚLTIMO DIA: PROGRAMA OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA NO DF”