UNB: DEX LANÇA EDITAIS DE EXTENSÃO PARA 2024

– Publicidade –

Aviso Importante:

Informamos que os cursos oferecidos de forma online, disponibilizados por outra empresa, serão divulgados em nossa página. No entanto, não nos responsabilizamos pela matrícula, acesso ou conteúdo desses cursos. Apenas fornecemos informações e divulgamos conteúdos de diversas instituições de ensino na internet. O link para matrícula e acesso aos cursos será disponibilizado na página do respectivo curso. Recomendamos que verifiquem cuidadosamente os detalhes e políticas fornecidos pela empresa responsável antes de se inscreverem ou participarem de qualquer curso.

UNB: DEX LANÇA EDITAIS DE EXTENSÃO PARA 2024

São mais de 800 bolsas no valor de R$ 700 mensais para projetos em diversas áreas do conhecimento

Como forma de integrar as ações estratégicas da extensão, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) publicou no início de Janeiro quatro editais com vigência para o ano de 2024. Foram lançados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Rede de Polos de Extensão (Repe), das Casas Universitárias de Cultura (CUC) e Licenciaturas em Ação (LEA), em parceria com o DEG.

A inscrição de propostas vai até 25 de fevereiro de 2024. Ao todo, serão mais de 800 bolsas de extensão no valor de R$ 700,0 mensais pelo período de até nove meses.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac) nas áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Saúde.

O edital único da Rede de Polos de Extensão da UnB (Repe) vai conceder 150 bolsas de extensão para 75 projetos com atividades desenvolvidas na Chapada dos Veadeiros, território Kalunga, Regional Ceilândia, Regional Paranoá/Itapoã e Regional Recanto das Emas.

– Publicidade –

A Repe é um espaço articulador dos Polos de Extensão, tendo como referência a busca permanente de integração entre as ações desenvolvidas, gerando diálogo e sinergia entre pessoas, comunidades, projetos e programas. O edital de 2024 traz diversas demandas das comunidades – elas foram identificadas durante os fóruns socioculturais locais e o geral, que também serão realizados ao longo do ano que vem.

Já o edital da Rede de Casas Universitárias de Cultura 2024 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), que é gerido em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar).

O objetivo é promover memória, preservação, produção e difusão da arte e da cultura, por meio de ações de extensão nos espaços físicos das casas, nos campi da UnB e nas instituições parceiras. Serão contemplados até 30 projetos, vinculando no máximo dez projetos de extensão por Casa Universitária de Cultura.

Em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o DEX também publicou o edital Licenciaturas em Ação (LEA), que oferece bolsas para ações relacionadas à educação básica no Distrito Federal. Os projetos selecionados irão compor o Programa de Integração UnB + Escola.

Confira os editais lançados pelo Decanato de Extensão em 2024. Arte: Divulgação

É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no Sigaa. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa).


O resultado provisório dos editais será divulgado no dia 28 de março de 2024, com prazo para recursos. O resultado final será divulgado no dia 2 de abril. Os bolsistas selecionados devem começar a atuar no dia 15 de abril.

SUBMISSÃO – No Sigaa, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status Aguardando aprovação dos departamentos. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

O proponente deve vincular o projeto ao edital escolhido por meio da opção Forma de Financiamento. Primeiramente deverá ser marcada a opção Financiado pela UnB. Em seguida, Financiamento DEX e, na sequência, deverá ser selecionado o referido edital.

Após a autorização, a proposta assume o status Submetida no Sigaa. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.


Com a proposta aprovada, ela adquire o status Em ExecuçãoAprovado sem recursos ou Aprovado com recursos. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no Sigaa: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no Sigaa podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail dtedex@gmail.com.

Fonte: Site da UnB (noticias UnB, com modificações / Imagem: UnB imagens

0 comentários a “UNB: DEX LANÇA EDITAIS DE EXTENSÃO PARA 2024”