Aviso Importante:
Informamos que os cursos oferecidos de forma online, disponibilizados por outra empresa, serão divulgados em nossa página. No entanto, não nos responsabilizamos pela matrícula, acesso ou conteúdo desses cursos. Apenas fornecemos informações e divulgamos conteúdos de diversas instituições de ensino na internet. O link para matrícula e acesso aos cursos será disponibilizado na página do respectivo curso. Recomendamos que verifiquem cuidadosamente os detalhes e políticas fornecidos pela empresa responsável antes de se inscreverem ou participarem de qualquer curso.
UnDF amplia bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação
São oferecidas 60 bolsas no valor mensal de R$ 700 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. As inscrições vão do dia 28 de abril a 12 de maio
2ª edição dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIDTI) da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) oferece 60 bolsas de iniciação científica aos estudantes de graduação da UnDF e de suas escolas vinculadas. O edital de 2025 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, 9 de abril.
“Estamos muito felizes com a publicação deste segundo edital de Iniciação Científica. A primeira edição ocorreu em 2024, por meio da qual ofertamos 30 bolsas e foram selecionados 30 projetos dos quais atuaram alunos bolsistas e voluntários no desenvolvimento de suas pesquisas científicas. Neste ano estamos dobrando o número de bolsas, serão selecionados 60 bolsistas e até 60 projetos. Além disso, este edital traz abordagens mais precisas que devem ampliar significativamente a submissão de projetos voltados às Ações Afirmativas do Distrito Federal”, afirma a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UnDF, Fabiana França.
Serão oferecidas 60 bolsas mensais de R$ 700 com duração de 12 meses. Os bolsistas devem dedicar no mínimo 10 horas semanais à pesquisa, conforme previsto em edital. As inscrições para os programas PIC e PIDTI serão realizadas de maneira online, pelos docentes responsáveis pelos projetos, do dia 28 de abril a 12 de maio, por meio do site da instituição. Cada docente poderá inscrever até dois estudantes: um bolsista (candidato 1) e um voluntário (candidato 2). Acompanhe as publicações.
Etapas para participação dos programas
Aos docentes orientadores:
– Elaborar o projeto com o estudante.
– Realizar inscrição e indicar equipe que participará.
– Acompanhar cronograma e atentar-se aos prazos.
– Dedicar horas semanais para orientação dos trabalhos.
– Enviar relatórios previstos em edital.
– Participar da SemIC/UnDF e demais eventos.
Aos discentes participantes:
– Elaborar o projeto e plano de trabalho com o orientador.
– Cumprir cronograma e plano de trabalho apresentado.
– Ter frequência mínima de 75% nas disciplinas.
– Assinar o Termo de Compromisso e entrega de documentação necessária.
– Participar da SemIC/UnDF e demais eventos vinculados.
Iniciação científica
Em 2023, a UnDF publicou a Resolução nº 15 criando o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) e o Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PIDTI). A norma detalha o funcionamento dos programas voltados para a iniciação à pesquisa e para o desenvolvimento da produção e do pensamento científico de graduandos da UnDF e de estudantes – regularmente matriculados – de escolas do Ensino Médio do Distrito Federal. Segundo a norma, o PIC contemplará a pesquisa básica ou aplicada e o PIDTI envolverá o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios, sempre sob a supervisão de um professor orientador da UnDF ou de suas Escolas vinculadas.
Fonte: Site da Agência Brasília, com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) / Imagem: Divulgação
0 comentários a “UNDF AMPLIA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO”